relato Minha Cirurgia Ortognática, com fotos

Tópico em 'Cirurgia Ortognática' iniciado por guilherme, 7 Maio 2012.

1. guilherme Administrator

Dando continuidade ao meu tratamento ortodôntico, após fazer a cirurgia de expansão da maxila (parte superior) a um ano e meio atrás, desta vez fiz a Cirurgia Ortognática.

Meu caso é o classe II, onde foi necessário fazer o avanço da mandíbula. (queixo sem projeção. Que também da impressão de nariz grande)

Além do avanço da mandíbula, também fiz a mentoplastia, que é um pequeno corte na ponta do queixo. No meu caso foi para dar um "toque final" a cirurgia ortognática, dando ao meu queixo uma leve "ponta".

Tenho 26 anos e fiz a cirurgia no dia 10/2/2011 no Hospital Santa Catarina em Blumenau - SC, meu cirurgião foi o Dr. José C. Martins Jr.

A cirurgia é feita com anestesia geral, dura entre 2 a 5 horas, minha cirurgia durou cerca de duas horas e meia.

No dia da cirurgia eu estava um pouco nervoso, mesmo não sendo a minha primeira cirurgia, mas eu sabia que esta cirurgia seria um pouco mais complicada e que o pós operatório seria um pouco pior.

Acho que a pior parte de uma cirurgia são as horas que antecedem a cirurgia, você não vê a hora de tomar a injeção da anestesia geral pra apagar logo para que aquilo passe logo.

Logo após a cirurgia, acordei na sala de recuperação com um saco de gelo em cima da minha cara, como eu não sentia boa parte do meu rosto, parece que esta tudo anestesiado, dor você não sente, ao contrário de outras pessoas que estavam junto comigo na sala de recuperação, umas choravam de dor, com certeza fizeram outra intervenção cirúrgica.

Após ficar umas horas na sala de recuperação, me levaram ao meu quarto. E aqui vai uma dica, pague o valor que for necessário para você ficar em um quarto privado. Confie em mim, a coisa que você mais vai querer após uma cirurgia assim é dormir para que esse "sofrimento" passe logo. Apesar de você não sentir dor, a sensação de incomodo é grande. Você acorda MUITO inchado, baba um monte, sua alimentação na primeira semana só pode ser liquida e gelada. Se você não pegar um quarto privado, você provavelmente vai ficar em um quarto com dois ou mais pacientes, que com certeza vão estar igual ou pior que você. Na minha primeira cirurgia fiquei ao lado de um velho que não me deixava dormir, ele berrava a noite toda, não me deixando dormir. Nesta segunda cirurgia, liguei 5 dias antes para o hospital pedindo para que me arrumassem um quarto privado (apartamento), eu pagaria o valor que fosse necessário para ficar no apartamento. Chegando no dia da cirurgia a moça que me atendeu falou que não tinha certeza se conseguiria um apartamento para mim (meu plano de saúde não cobre quarto privado). E aconteceu o que eu já esperava, fiquei em um quarto com mais 2 pacientes. Os apartamentos provavelmente estavam ocupados por quem paga um plano de saúde que cobre isso.

Já no quarto compartilhado, a primeira noite foi complicada, apesar desta vez ninguém ficar berrando a noite, eu não consegui dormir praticamente. Foi complicado.

cirurgia_ortognatica_1o_dia.jpg

No dia seguinte a cirurgia tirei essa foto. Sim, pareço uma mistura do kiko com o goleiro Petr Cech. Esta máscara que estou usando tem um gel dentro, que ajuda a aliviar o inchaço, o problema é que ela fica pouco tempo gelada, não da 30 minutos e você já tem que trocar o gel. O jeito é você ficar revezando com gelo normal.

Os primeiros dias pós cirurgia realmente são complicados, por que você não sente que está melhorando, parece que vai ficar assim pro resto da vida, um terror.

Ganhei alta no terceiro dia, o dia em que você fica mais inchado. Como eu moro sozinho, fui para a casa da mamãe, onde posso me recuperar melhor e com os mimos de mãe.

O quarto e o quinto dia acho que foram os piores, pois parece que passou um pouco a sensação de dormência no queixo e comecei a sentir dor, mesmo tomando analgésicos. Passei esses dias praticamente só deitado na cama e vendo TV.

A partir do quinto dia eu já comecei a sentir uma pequena melhora, no estado em que você está, qualquer melhora é motivo de felicidade.

Sete dias após a cirurgia voltei ao consultório do meu cirurgião para ele fazer uma avaliação. Apesar de não ser recomendável, fui dirigindo até lá, com um acompanhante. O Dr. Martins tirou o curativo que estava em baixo do queixo e deu uma olhada em como eu estava. Me elogiou e falou que eu estava me recuperando muito bem e com uma boa higiene. E ainda recebi a boa notícia de que eu já poderia ingerir comida pastosa, como purê de batata, macarrão entre outras coisas em que não é necessário mastigar.

cirurgia_ortognatica_7o_dia.jpg

E é assim que eu estava após 7 dias da cirurgia ortognática.

Higiene é essencial para você não ganhar nenhuma infecção. Já pensou você naquele estado ganhar uma bela de uma infecção? Por isso escove (com muito cuidado) e lave muito bem sua boca. O doutor me recomendou usar Periogard a cada 12 horas, que ajuda no combate as bactérias.

12 dias após a cirurgia comecei a fazer um tratamento de eletroterapia, chamado Neuroestimulação Elétrica Transcutânea ou TENS. Onde fico sentado em uma cadeira com uns eletrodos no meu queixo que emitem um choque em pequenos intervalos de tempo, não chega a doer, mas é bem chatinho. São quatro sessões de uma hora cada, serve para ajudar a estimular os músculos.

cirurgia_ortognatica_12o_dia.jpg

E aqui estou eu 12 dias após a cirurgia, já com a barba feita. :D

Hoje faz 13 dias que fiz a cirurgia, já estou bem melhor, o inchaço já saiu bastante e até já me arrisquei a ir no mercado e fazer outras coisas fora. Apesar de ser aparente meu inchaço. Não é algo que chame tanta atenção mais.
    007x curtiu isto.
  2. guilherme Administrator

Foto de 2 meses após a Cirurgia Ortognática. Depois de fazer alguns exercícios com a fonoaudióloga a sensibilidade já voltou bastante, uns 70% eu acho, babo bem pouco, já consigo comer normalmente, como eu comia antes da cirurgia.

cirurgia_ortognatica_2o_mes.jpg
  3. guilherme Administrator

Foto de 3 meses após a Cirurgia Ortognática.

cirurgia_ortognatica_3o_mes.jpg
  4. guilherme Administrator

Radiografia feita 2 meses e meio após a cirurgia, reparem no corte enorme no osso do queixo onde foi feita a mentoplastia.

cirurgia_ortognatica_radiografia_01.jpg

cirurgia_ortognatica_radiografia_02.jpg
    Cristiane T. curtiu isto.
  5. guilherme Administrator

Olá Katia, tenho plano de saúde com a Unimed de Blumenau, eles pagaram os custos do Hospital e as ferramentas usadas na cirurgia. O restante ficou por minha conta.

Meu Cirurgião falou que essas placas não precisam ser removidas, somente em casos de rejeição ou de dor. E no meu caso houve uma pequena inflamação dentro da boca, vou ter que retirar as placas, sem custo algum. Assim que remover as placas eu atualizo esse post.

Ah, só para informação, essas placas não tem mais nenhuma utilidade após o osso estar totalmente calcificado, uns 3 meses após a cirurgia +ou-.
  6. guilherme Administrator

Finalmente consegui minhas fotos com meu ortodontista do antes e depois da Cirurgia ortognática. Assim que eu tiver as fotos que o cirurgião também fez, vou postar aqui.

cirurgia_ortognatica_guilherme_antes_depois.jpg

Eu gostei do resultado. O que acharam?

Vejam aqui também um Antes e Depois da Cirurgia Ortognática.
  7. Dinorah Visitante

Parabéns pelo resultado, minha cirurgia foi bem igual a sua.
  8. Rosangela Visitante

Parabéns ficou ótimo,fiz essa cirurgia a seis anos atrás,e foi a melhor coisa da minha vida!!!!
    Abraço!
  9. guilherme Administrator

Obrigado Dinorah e Rosangela. Também fiquei feliz com o resultado da minha cirurgia ortognática, mesmo com um pós-operatório um pouco chato. :)
  10. v.a.f Visitante

tudo bem? vou fazer a mesma cirurgia no ano que vem ? vc tem email pra eu poder tirar umas duvidas ou face book? muito brigado
  11. guilherme Administrator

Olá v.a.f, criei este fórum justamente para tirar dúvidas sobre a cirurgia ortognática, podes postar aqui suas dúvidas que eu respondo. Assim se outra pessoa tiver a mesma dúvida que você, ela já vai estar respondida aqui e ajudamos a todos que querem fazer a cirurgia ortognática.
    Cintia Neri Prazeres curtiu isto.
  12. Rose Visitante

Olá, gostei muito do seu relato. Seguindo a sua preciosa dica, estou neste momento solicitando para o meu plano de saúde da empresa para mudar de enfermaria para quarto privativo.
    O meu plano é Bradesco Saúde e ele cobrirá todas as despesas, inclusive do cirurgião.
    Meu caso é muito parecido com o seu, vou ter que fazer a expansão superior, ajustar a mandíbula e projetar o queixo. Meu perfil inclusive parece o seu.
    Não sei se é o seu caso, mas tenho mordida cruzada e estreita.
    Gostei muito do resultado e espero que o meu tb fique tão bom assim.
    abraços
  13. guilherme Administrator

Obrigado Rose. Faça isso mesmo, pegue um quarto privado, se possível. Imagina você passar por uma cirurgia dessas e não conseguir dormir? Os primeiros dias da recuperação são complicados mesmo, porque você não sente que está melhorando, parece que vai ficar assim sempre, a coisa que você mais vai querer é dormir.

Não deixe de postar aqui suas dúvidas, sei o quanto isso é importante quando se está prestes a fazer um cirurgia dessas. Ah, queremos ver seu relato e resultado da cirurgia também!
  14. Rose Visitante

Oi Guilherme, aproveitando, fiquei com uma dúvida. Sobre os pinos que ficaram no seu rosto, eles foram retirados? quanto tempo depois? foi outra cirurgia traumática?

Abs,

15. guilherme Administrator

Rose, ainda não retirei os pinos. Segundo meu cirurgião a retirada desses pinos não é necessária e a maioria dos Cirurgiões aqui do Brasil não retira mesmo, em outros países é feito a retirada dos pinos após alguns meses da cirurgia ortognática.

Esses pinos só servem para fixar o osso nos 3 primeiros meses, após passado esse tempo eles já não exercem função nenhuma. Você só vai retirar eles se tiver algum problema, como uma inflamação, que foi o meu caso ou se tiver muito incomodo no frio, muita gente reclama de dor no frio por causa dos pinos, eu já não senti dor nenhuma por causa frio. Eu ainda não fiz a remoção dos pinos, mas assim que remover posto aqui no fórum como foi a cirurgia de remoção dos pinos.

Segundo meu cirurgião é um cirurgia fácil e rápida de fazer, mas é com anestesia geral e você deve ficar alguns dias bem inchado. Não vou precisar pagar nada pra retirar os pinos.
  16. Rose Visitante

Oi Guilherme, obrigada pelas respostas...

Estou pensando em desistir, sabe... Usei aparelho por 2 anos e meio, melhorou bastante o alinhamento mas não resolveu a mordida cruzada/estreita. Quando mudei de cidade a dois meses e passei por outros ortodontistas, todos me falaram que eu deveria ter feito a cirurgia primeiro, e o atual ortodontista mandou começar tudo de novo. Ou seja, ele retirou o aparelho que eu usava e vou ter que :
    - pagar outro aparelho (2 mil reais, pois só gosto de aparelho estético),
    - ficar mais um ano e meio usando aparelho antes da cirugia (cada bracket que cair pagar 100 reais),
    - fazer a cirurgia ortognática (segmentação de maxila + osseotomia sagital de mandibula + mentoplastia), sem falar dos riscos que toda cirurgia tem,
    - ficar um mês de recuperação da cirurgia (passando por tudo o que relatou),
    - usar aparelho fixo por mais uns 2 anos para finalizar,
    - usar aparelho móvel ou contenção por mais 1 ano
    - e quem sabe ainda ter que passar por outra cirurgia de remoção de pinos...
    (total = quase 7 anos)

sendo que não tenho problemas funcionais, como dor ou incômodo, é só estético mesmo...
    Minha mordida tá errada, mas o orto não soube precisar se de fato terei problemas...
    Aí eu penso, vale a pena tudo isso no meu caso? Só para ficar mais bonita? Sendo que nunca tive problemas antes...
    Tenho um sonho de ter os dentes perfeitos, mas acho que o preço tá muito caro...
    Bem, é só um desabafo... estou pensando sério sobre o assunto, agora que estou sem o aparelho e é tão bom... Não sei se desisto ou continuo...
    Obrigada, beijos!
  17. guilherme Administrator

Acho que todo mundo sonha em ter o sorriso/perfil perfeito, mas a vezes o "preço a se pagar" não compensa. Se é algo que não atrapalha sua vida (estética e funcional) acho que você não deveria fazer a cirurgia. Como seu caso é só estética, acho que só valeria apena passar por todos esses riscos caso você trabalhasse com sua imagem, como uma modelo ou atriz. A não ser que seja um caso muito grave, que atrapalhe sua auto-estima.

Meu perfil (classe 2) nunca foi um problema pra mim, sempre convivi com isso e nunca pensei em fazer a cirurgia até meu ortodontista sugerir isso no meu tratamento. Só acabei aceitando fazer a cirurgia pois meu cirurgião me passou muita confiança e me fez parecer que era uma cirurgia bem simples.

Se me perguntarem hoje se eu faria as duas cirurgias (Disjunção Palatina + Ortognática) novamente, eu ficaria na dúvida. Agora que sei bem como é um pós operatório e todos os riscos que uma cirurgia assim envolve, eu balançaria na hora de decidir. Você "sofre" com a cirurgia alguns meses mas tem o resultado pro resto da vida né. É algo a se pensar também na hora de decidir.
  18. Nilda Visitante

Ola Guilherme, ficou relamente, excelente o resultado, também realizei uma cirugia ortognatica a 1 ano, o meu caso ficou para corrigir classe III, também adorei meu resultado, embora ainda sinto que meu lábio inferior ainda é meio limitado nos movimentos. Vc se recuperou totalmente?
  19. guilherme Administrator

Olá Nilda, seja bem vinda ao fórum!

Já faz 1 ano e 6 meses desde que fiz minha cirurgia ortognática e também não tenho total sensibilidade no lábio inferior. Acredito que mais uns 6 meses até a parestesia sumir por completo. Meu cirurgião falou que isso demora mesmo. Só nos resta esperar. :)

Aproveitando, não tens foto do antes/depois para postar no tópico de fotos?
  20. Zilma Alves Visitante

Olá,
    Estou usando aparelho há 3 anos e quase 2 anos com aparelho chamado APM. Sinceramente, vc hoje, acha que valeu a pena realizar a cirurgia? Fez muita diferença para você? Abraço.

Compartilhe esta página