Alimentação no Pós-Operatório da Cirurgia de redução do Estômago

Tópico em 'Cirurgia Bariátrica - Gastroplastia' iniciado por Andreza Goulart, 19 Jul 2012.

  1. Andreza Goulart Usuário Novo

    Olá Pessoal!

    Vamos falar um pouco sobre a alimentação no Pós Operatório da Cirurgia Bariátrica? Vou contar um pouco de como foi a minha alimentação e como me adaptei a tudo isso.
    alimentos_gastroplastia.jpg
    Todo pessoa que está disposta a fazer a Cirurgia Bariátrica deve estar pronta para aprender a comer novamente. Sim, você deverá além de tudo ter muita calma, disciplina e paciência na hora das refeições. Foco será preciso.

    Cada médico tem sua conduta e se você está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar é melhor ainda. No meu caso meu médico atende a 70km da minha casa, então eu segui as orientações dele mesmo.

    Quando a liberação para começar a me alimentar aconteceu, entrei então na dieta líquida e podia tomar:
    • Água
    • Gatorade
    • Água de Coco
    • Chá sem açúcar
    • ADES ZERO
    • Caldo de Legumes Cozidos ( Podia ser usado carne e legumes temperados com alho, cebola, sal e depois me bem cozido tinha que ser COADO, não poderia bater, só a água do cozimento mesmo)
    Mas não é sair tomando não, é um golinho de 15 em 15 minutos, golinho esse de 10ml. E cada golinho poderia ser um desses itens acima, o principal era que ao longo do dia eu conseguisse tomar aproximadamente 2L de líquidos, para não desidratar. Qualquer tontura, dor de cabeça, mal estar, poderia acontecer, pura e simplesmente, por desidratação.

    Ah! Não é permitido goles maiores pois todo o estômago está grampeado e qualquer golinho extra pode forçar os grampos e romper toda a sutura feita, o que pode levar a óbito. Então, se você entrou nessa de cirurgia bariátrica, quer ficar magro e saudável, tenha consciência que qualquer gole maior é PERIGOSO!

    No começo a água de coco, gatorade e ADES são até gostosos, mas uns 15 dias depois você não conseguirá nem ver essas coisas, isso é absolutamente normal. Comigo foi assim e acredito que não vou tomar ADES nos próximos 20 anos! rsrsrs Apenas o Caldo de Legumes não me enjoou, interessante que gosto de caldos até hoje.

    sopa_gastroplastia.jpg

    Depois de 15 dias dessa dieta líquida, vamos para a dieta semi-líquida, é permitido bater a SOPA no Liquidificador e coar. UFFA, o que era uma "água suja" passou a ser um pouquinho mais cremosinho e os outros líquidos permanecem.

    Nesse primeiro mês senti falta de mastigar...

    Quando completei 1 mês, entrei então para a dieta pastosa. Tudo agora tem que ser molinho, super cozinho e derretendo. Agora é permitido iogurte (diet ou light), leite desnatado, purê de batata, carne moída, peixe cozido bem molinho, arroz empapadinho, tudo quase cremoso. Frutas como mamão, pêra, maçã e banana também estão liberadas. Porém, açúcares e gorduras são proibídos, pois podem dar a Síndrome de Dumping, com náuseas, tonturas, calafrios, sudorese, palpitação, sensação de desmaio. Quem já teve diz que você tem a plena certeza que irá morrer, graças a Deus ainda não passei por isso pois, cuido muito da minha alimentação e tenho medo mesmo.

    Ah! Os líquidos continuam, exceto na hora das refeições. O importante agora é aprender a comer lentamente. Se você era muito afoito, comia depressa demais, te aconselho a comer com colher de sobremesa e de pontinha em pontinha. Eu sentia um certo desconforto quando comia e não era algo legal não, com o tempo comer deixou de ser algo legal. Essa dieta também foi durante um mês, mas por poder variar mais o cardápio, não fica enjoativa não.

    Após 1 mês dessa dieta pastosa, vamos agora para a dieta branda. Agora quase tudo está liberado, menos açúcar e gorduras... Mas, agora a roupa está larga, roupas novas já são preciso e a animação junto com o ego já fazem um bem danado pra gente.

    Na hora que cheguei no 4º mês meu médico disse: Agora, tudo está liberado. Você pode comer e tomar de tudo, até refrigerante, bebidas alcoólicas, mas muito cuidado com o que vai comer e como vai comer.

    Ah! A Dica para tomar refrigerante, isso se você estiver com muuuuuita vontade, é colocar bastante gelo no copo. Assim, todo o gás sai e fica mais fácil tomar. Eu tomo refrigerante, no máximo 1 vez por semana e mesmo assim só um copinho. No geral prefiro suco natural mesmo, é mais saudável.

    Agora, com 6 meses já comi e tomei de tudo e aos poucos fui descobrindo o que não me cai bem. Coisas que antes gostava, agora deixei de gostar. Meu paladar mudou, antes eu sentia vontade de doces, agora tenho mais vontade de comidas salgadas.

    Fome? Não sinto... Só sinto uma tonturinha se fico mais de 2 horas sem comer. Minhas refeições são bem pequenininha e lentas, costumo dizer que como igual uma criança de 2 anos, o que é verdade. Hoje como carne, até churrasco, o jeito é sempre ter talheres e picar pequenininho para não ter problema.

    Se você quer emagrecer, ser mais saudável, a cirurgia bariátrica, é um ótimo caminho, mas é um caminho novo e cheio de mudanças que você tem que estar pronto a fazer.

    Está pronto para tantas mudanças?

    Beijos
  2. guilherme Administrator

    Eu fiz a Cirurgia Ortognática e tive que ficar "comendo" somente líquidos por 2 semanas, acho que foi a pior parte do meu pós operatório. Imagino que o pós operatório da cirurgia Bariátrica é bem chatinho mesmo.

    Mas isso é uma questão de tempo, é uma fase que passa mas o resultado é pro resto da vida. :)
  3. Natália Visitante

    Oi Andreza!! estou rumo a esse caminho da bariatrica, e esse post seu foi de suma importância pra mim, até pra ter realmente a certeza de que é isso mesmo que eu quero... e tbm pra ter saber tudo que eu irei passar se relamente fazer! muito obrigada! ;)
  4. francis Usuário Novo

    olá Andreza!!! eu estou me preparando para esta cirurgia,depois de ler tudo oq vc postou eu estou bem confiante!!! eu peso 139 kl !!!
  5. Kellynha Visitante

    Nossa muito muito ruim, essa dieta liquida... mas só de saber que já perdi quase 10 em 10 dias não tem preço... o negocio é tomar um chazinho que resolve um pouco...
    obrigada pelo concelho.....
  6. Marieli Oliveira Visitante

    Olá Andreza, eu estou me preparando para realizar a minha cirurgia e fiquei muito mais confiante em que vou conseguir superar esta fase de pós operatório com tranquilidade assim como vc, pois como vc falou esta é apenas uma fase e rápida , mas os benefícios para minha saúde é para o resto da vida.........
  7. Marcos Rua Visitante

    Oi, Andreza!
    Suas informações são muito valiosas, pois até a cirurgia você houve de tudo e fica um pouco ansioso.
    Operei no dia 19/11, e nestes 11 dias estou passando pela dieta líquida (sem falar nos 15 dias de pré-operatório), e sinceramente deve ser a pior parte ou o preço caro de voltar a ser "normal". Pesava antes da cirurgia 143 kg e hoje estou com 128,2 kg o que me traz uma satisfação muito grande.
    A cirurgia não é brincadeira e a solução é drástica e eterna. Sucesso para todos que após uma boa reflexão tenham feito a opção correta. Bjs e parabéns pelo site.
  8. Karina Visitante

    ola, seu recado me acalmou um pco, estou no quinto dia de operada, e esta sendo bem dificil a fase do liquido. Ja tenho vontade de comer, e ate fome eu sinto. quando penso q ainda faltam 28 dias desanimo :( mas procuro pensar no resultado, e sei que vai valer a pena...
    um abraço
  9. graciele Visitante

    muito bom é ter o computador, amanha fará 30 dias que me operei, estou super bem realizada, ja consegui iliminar 14kg, como disse me orintei no computador com experiencia vivida de outras pessoas que fizeram a bariatrica, foi 30 dias maravilhosos, estou super bem como ja havia dito, estou comendo quase de tudo e nunca passei mal, aprendi que comer rapido é pros fraco, pois os fortes sentem o gosto do que come. simplificando hoje sou uma nova criatura e feliz :p
  10. Eduardo Visitante

    Estou com 14 dias após a cirurgia, entrarei na dieta pastosa a partir de 15 dias (não vejo a hora...), tinha 155 kg e hoje me pesei e para minha alegria estou com 140 kg, está valendo a pena....para quem esta na dúvida faça a cirurgia pois a sua vida muda, mas para isso tem de haver muita força de vontade pois a mudança é muito grande, ficar sem mastigar para um obeso é cruel...mas como disse vale a pena; pretendo chegar entre 90 e 100 kg já que sou alto (1,83 cm) voltar a jogar futebol, comprar roupas que eu goste e não o que é possivel encontrar...isto não tem preço...
  11. Taís Visitante

    Boa Noite!!! fiz a minha cirurgia no dia 18 deste mes.... estou vendo que as nutricionista tem uma opnião ou formação diferente!!! A minha mal passou a dieta liquida, que estou tendo que me virar sozinha,e muio menos me deu um cardapio para seguir...
    Bom eu estou me sentindo fraca , e já percebo uma pequena mudança em meu corpo, mas sinto muita fome!!! não entendo vejo depoimentos a maioria dizendo que não tem fome...oque será de diferente comigo???
    E a minha sopa a nutri só me passou que a sopa teria que ser liquidificada e se precisar coada! se poder me ajudar , alguém que já passou por algum momento igual a meu ....eu agradeço!!!
  12. cléa Visitante

    querida sente fome sim,é que tem gente que gosta de se fazer de forte!!!
  13. Marco Antonio Visitante

    Hoje faz seis dias que eu fiz a cirurgia, com uma das equipes mais competentes do país, fiz acompanhamento psicologico e com os profissionais da equipe multidisciplinar por quatro meses. Pode ser que quando eu ver os benefícios eu fique feliz com o resultado, mas hoje o que tenho a dizer é que foi a pior escolha que fiz na minha vida. A dieta é uma porcaria, os remédios que você dissolve são tão ruins, que não param no estômago, os gases quase te matam de tanta dor, mesmo fazendo caminhada de hora em hora, inclusive á noite e você só tenta viver pois sabe que não tem jeito (infelizmente esse tipo de informação não é divulgado em menhum site). Quem tiver a mesma opinião favor entrar em contato: marcomatos1983@hotmail.com.
  14. Monique Visitante

  15. Monique Visitante

    Olá Pessoal......
    Fiz minha cirurgia em 03/09/2012 em fevereiro faço 5 meses estou muito feliz....... já eliminei 30 kg o que gostaria de compartilhar é que realmente essa cirurgia não é fácil.... mas quem disse que tudo é facil nessa vida???? Quando voce se dispoem a fazer essa cirugia tem que estar ciente que sua vida vai mudar e não só seu estomago..... ai vc tem que escolher se prefere comer e ser um gordo para o resto da vida ,ou comer bem menos ,mas ser uma pessoa saudavel e magra...... Eu escolhi a segunda opção, e não me arrependo nem um pouco...... realmente não tenho mais tanta vontade de come,r como eu tinha ,mas porque tambem eu estou me ajudando...... a comida não é mais prioridade na minha vida...:p
  16. cintia Visitante

    olá amigos,tenho 11 dias de operada,estava tudo indo muito bem,mas desde ontem me sinto incapaz,to triste,pq ta sendo muito dificil pra mim,tenho filhos pequenos e sou eu que tenho que cozinhar,é uma tortura pra mim ter que fazer comida,sentir o cheiro e não poder mastigar,como todos aqui ja passaram por isso e hj são vitoriosos,me confortou um pouco saber que todos passaram por isso tb.
  17. Gabriela Visitante

    Bom dia! Hoje fazem 4 dias que me operei e por enquanto só posso falar bem de tudo, equipe médica, período que passei no hospital, acompanhamento nutricional, minha família...
    Enfim, fazer uma cirurgia desta requer um bom preparo psicológico, e eu já vinha me preparando desde outubro do ano passado. A perda de peso é uma consequência natural que vem com a mudança completa na alimentação que temos que passar.
    No começo, na fase em que estou, me sinto sempre "cheia", pois tomo 40ml de líquido (água, Gatorade, chá, Isopure) de 20 em 20 min., não dá nem tempo de pensar em sentir fome. Sei que a cada 10 dias a dieta muda, até chegarmos à "liberação total" com 6 meses.
    Mesmo assim, estou super empolgada em passar por todas as fases e poder me ver depois com 40-50kg a menos, o que trará toda minha auto-estima de volta!
    Recomendo!
  18. ronei Visitante

    taís, me chamou atenção o teu comentário sobre vc sentir fome. fiz a cirurgia há 1 ano e 9 meses. vou falar do meu primeiro mês de cirurgiado. De jeito nenhum, impossível, nunca, inexistente, fora de cogitação, sentir fome. muito pelo contrário, na dieta de 15 em 15 minutos tomando um copinho de 50 ml de líquido, tinha vezes de eu ter que "pular" um copinho de tão cheio que ficava. e passado quase dois anos da cirurgia, ainda não sinto fome. come pq está no horario, ou pq estou guloso, ou pq estou ansioso, mas se fosse por fome não comeria. deve ser diferente pra cada um. muito boa sorte, estou torcendo por vc. msn: dallacosta.ronei@outlook.com
  19. ronei Visitante

    Prezado Marcos,

    quero compartilhar minha experiência com vc. os primeiros 10 dias de minha cirurgia foram terríveis. entrei em depressão. acordei da anestesia com muita dor. me arrependi na mesma hora de ter operado. mas no dia seguinte já nao tinha mais dor. mas acontece que vc interna no hospital pra fazer a cirurgia como pessoa gorda, mas que caminha, se vira no banho sozinho, etc. e sai do hospital muito dependente dos outros, até pra deitar e levantar da cama, e ainda está gordo. é frustrante. perdi o sono. saía cheiro ruim do meu corpo. saía gordura das minhas costas que chegava a manchar minha roupa de cama. o cocô, mesmo pouquinho, era muito fedido, comer não se come nada, mesmo que vc não sinta fome mas passou a vida inteira mastigando e agora isso foi tirado de vc. resumindo, quero te dizer que é normal se sentir assim e vai passar esse primeiro momento. tenha força, tenha certeza que a situação muda. eu pesava 170 kgs e agora peso 80 kgs. ando de bicicleta, faço 30 km por dia, passeios de fim de semana de 60 km, sou feliz, como de tudo, nunca vomitei, minha saúde está ótima. é só dar tempo ao tempo que td vai passar. tenha fé. tentei te adicionar no msn mas acho q nao consegui. se precisar de alguma coisa meu msn é dallacosta.ronei@outlook.com abraço, boa sorte.
  20. ronei Visitante

    se lembre que no momento vc está em dieta líquida, depois pastosa e que mesmo que nesse momento pareça que nunca mais vc vai comer, isso não é verdade. vc vai comer, vai comer de tudo, na quantia certa, e vai ser magra. aguente que vale a pena. abraço.

Compartilhe esta página